Mano Cornuto

Nenhum comentário
 O Mano Cornuto é um amuleto italiano de origem antiga. Mano significa "mão" e corno significa "chifre". O amuleto representa um gesto com a mão em que o indicador e os dedos mínimos são estendidos, enquanto os demais ficam fechados, representando uma cabeça de animal com chifres.

Mano Cornuto
Dizem que se fizermos este gesto e batermos no peito, ao lado oposto da mão do gesto, três vezes, estamos nos protegendo contra inveja ou quaisquer outras más energias. Seja feito como um gesto apotropaico ou usado como um amuleto, o mano cornuto é constantemente usado para a proteção mágica contra o mau-olhado e contra a impotência. Nesta função, assemelha-se a outros gestos e imagens de mãos utilizados para afastar o mal, incluindo a mão de Hamsa, a mão-de-olho, o mano fico (a figa), e o gesto do polegar intertravado.

O mano cornuto mostrado acima é uma reprodução de estanho moderna de um amuleto de prata do século 19, provavelmente a partir da área ao redor de Nápoles, onde tais encantos eram extremamente populares. Antigos mano cornuto napolitanos eram feitos de coral vermelho.

Mano CornutoA utilização do mano cornuto como um símbolo de satânico crença é recente e popularizada a partir da sua utilização por músicos do Heavy Metal ​​e seus fãs. O gesto de mão com chifres também é usado ocasionalmente por wiccanos como um símbolo do "Deus Chifrudo" ou como os chifres da deusa da lua, dependendo da tradição.

Alguns arqueólogos teorizaram que a antiga crença na sacralidade de alguns animais com chifres - especialmente a cabeça de touro - deriva da sua coincidente semelhança com os órgãos genitais femininos, consistindo de uma vagina, útero, trompas e ovários. Se este é ou não o caso, o mano cornuto ainda é um gesto popular feito pelos homens italianos para proteger a sua genitália do mau-olhado. Acredita-se que o mau-olhado pode ainda prejudicar mães que amamentam e seus bebês, árvores frutíferas e animais de ordenha.


Nenhum comentário :

Postar um comentário